EDP Renováveis inaugura seu maior complexo eólico no Brasil

Composto por 14 parques eólicos no Rio Grande do Norte, o complexo também é o maior empreendimento do tipo da EDPR

BRASÍLIA — A EDP Renováveis inaugurou, no Brasil, seu maior complexo renovável a nível mundial. Com 580 MW de capacidade instalada e 138 turbinas eólicas, o empreendimento instalado no Rio Grande do Norte tem capacidade de produzir mais de 3 milhões de MWh/ano — o equivalente ao consumo de uma cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes.

A energia, no entanto, será destinada a grandes consumidores no ambiente de contratação livre. Segundo a companhia, todos os parques já têm contratos de energia de longo prazo assegurados (PPA, na sigla em inglês).

O complexo é composto por 14 parques eólicos situados nos municípios de Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino e Caiçara do Rio do Vento: Monte Verde I-VI, Boqueirão I-II e Jerusalém I-VI. Juntos, poderão evitar a emissão de mais de um milhão de toneladas de CO2 por ano.

“Estes parques vão contribuir para o consumo de energia sustentável, para um estado com menos emissões de carbono e ainda o desenvolvimento econômico local”, comenta Paula Dalbello, country manager da EDP Renováveis no Brasil.

Segundo a executiva, o plano é continuar investindo na região.

No Brasil, a EDPR tem atualmente mais de 7 GW de energia solar e eólica em diferentes fases de desenvolvimento, sendo 800 MW instalados no RN e mais de 300 MW em construção.

Oferta de energia
Em 2021, o Brasil foi o terceiro maior investidor global em eólica onshore, de acordo com dados mais recentes e já é a sexta economia mundial em capacidade instalada.

A eletricidade gerada a partir dos ventos responde por cerca de cinco gigawatts (GW) em operação – a segunda fonte de geração do país.

Em 2022, a oferta interna de energia elétrica foi atendida principalmente pela geração hidráulica (63,5%), seguida pela térmica (cerca de 20%), de acordo com dados de outubro do Ministério de Minas e Energia (MME). A eólica responde por 11,6% da oferta, enquanto a solar por 4,2%.

Fonte: https://epbr.com.br/edp-renovaveis-inaugura-seu-maior-complexo-eolico-no-brasil/