EDF Renewables inicia obras de parque eólico na Paraíba

Rio de Janeiro, 09 de dezembro de 2021 – A EDF Renewables, líder em energias renováveis, iniciou as obras da unidade eólica Serra de Seridó, seu primeiro empreendimento na Paraíba. O investimento previsto é de R$ 1 bilhão (50% via Banco do Nordeste). A potência total de geração do novo parque será de 242 MW, o equivalente ao consumo anual de 700 mil famílias brasileiras. O início das operações está previsto para o primeiro trimestre de 2023. 

Cerca de 20% da energia do parque foi comercializada no Leilão de Geração 04/2019 para o segmento regulado e o restante pela celebração de PPAs no mercado livre. O parque Serra do Seridó evitará a emissão anual de cerca de 208 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

A construção do novo parque eólico na região de Junco do Seridó e Santa Luzia, municípios da Paraíba com cerca de 22 mil habitantes, priorizará a mão de obra local. Os interessados em oportunidades de trabalho deverão se dirigir ao Posto de Atendimento Socioambiental do parque, localizado em Junco de Seridó, ou entrar em contato por WhatsApp pelo 0800 717 7447.

Diagnóstico social e ambiental

A empresa também está desenvolvendo um diagnóstico participativo das demandas sociais e ambientais locais. Alguns resultados já podem ser verificados: a EDF Renewables fará convênios locais com clínicas veterinárias e viveiros para manutenção, pesquisa e estudos da flora e da fauna regionais.

“Quando realizamos atividades de construção e operação, nos esforçamos para identificar, compreender, avaliar e abordar as questões ambientais e sociais específicas de cada projeto. Buscamos sempre organizar o impacto das nossas atividades na biodiversidade e para garantir a qualidade de vida das pessoas próximas aos projetos ”, comenta Raissa Lafranque, Vice-Presidente da EDF Renewables. 

A EDF Renewables oferece soluções completas em fornecimento de energia renovável contribuindo com os objetivos estratégicos do Grupo EDF, um dos principais atores globais da transição energética.

Sobre a EDF Renewables

A EDF Renewables é uma empresa internacional líder em energias renováveis, com capacidade instalada bruta de 13,8 GW em todo o mundo. Seu desenvolvimento é focado principalmente em energia eólica e solar fotovoltaica. A EDF Renewables opera principalmente na Europa e na América do Norte, mas continua crescendo e se estabelecendo em regiões promissoras, como Brasil, China, Índia, África do Sul e Oriente Médio. A empresa também tem posições fortes em energia eólica offshore e em outras áreas da indústria de energias renováveis, como energia distribuída e armazenamento de energia. A EDF Renewables desenvolve, constrói, opera e mantém projetos de energias renováveis, tanto para si como para terceiros. A maioria de suas subsidiárias internacionais tem a marca EDF Renewables. A EDF Renewables é a subsidiária do Grupo EDF especializada no desenvolvimento de energia solar e eólica. No Brasil desde 2015, a EDF Renewables Brasil encontra-se entre as líderes do país no setor de energia renovável totalizando 1,3 GW em projetos, instalados e em construção, de energia solar e eólica na Bahia, em Minas Gerais e na Paraíba.

Fonte: https://edf-re.com.br/2021/12/09/edf-renewables-inicia-obras-do-parque-eolico-serra-de-serido-na-paraiba/