Vestas alcança 5 GW de potência produzida no Brasil

Fábrica localizada em Fortaleza, no Ceará, chega ao marco de 1.189 naceles montadas em pouco mais de três anos.

A Vestas atingiu o marco de 5 GW de potência produzida no Brasil e, consequentemente, atinge 13 GW de capacidade instalada na América Latina. A conquista ocorreu na fábrica localizada em Fortaleza, no Ceará. Em pouco mais de três anos, foram produzidas 1.189 naceles (peça fundamental para o funcionamento dos aerogeradores), do modelo V150, com 4,2 MW e 4,5 MW de capacidade.

No final do ano passado, a companhia anunciou um novo acordo com a Casa dos Ventos, para alimentar 100% da produção de turbinas eólicas no Brasil até o final de 2024. Com o contrato, a Vestas também passou a consumir energia produzida por suas próprias turbinas, geradas pela parceira, com quem já atua há cinco anos.

De acordo com a empresa, sua primeira fábrica na América Latina, foi instalada em 2012 e vem passando por diversas mudanças para responder ao rápido crescimento do mercado eólico no Brasil. A mais significativa foi a sua remodelação total para produzir a plataforma V150. Reinaugurada em 2019, a fábrica em Fortaleza registra hoje 193 funcionários e a produção 100% voltada para o abastecimento do mercado brasileiro.

Fonte: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53237669/vestas-alcanca-5-gw-de-potencia-instalada-no-brasil