East Anglia ONE, o maior parque eólico da história da Iberdrola

O grupo Iberdrola, através de sua filial ScottishPower Renewables, colocou em operação aquela que é até agora a maior instalação eólica com as máximas dimensões da sua história e uma das maiores do mundo desse tipo: o parque eólico offshore East Anglia ONE, nas águas britânicas do Mar do Norte. Com uma potência instalada de 714 megawatts (MW), as 102 turbinas que compõem o parque já estão funcionando e produzindo energia limpa para 630.000 residências britânicas.

Localizado no Mar do Norte — aproximadamente a 50 quilômetros da costa do condado inglês de Suffolk —, East Anglia ONE contou com um investimento de 2,5 bilhões de libras, tendo o grupo Iberdrola 60 % das participações e a Green Investment Group (GIG), do grupo Macquarie, 40 %.

Apesar do complexo contexto gerado pela pandemia da COVID-19, o projeto entrou em operação dentro do prazo previsto inicialmente. De fato, aproximadamente 20% da instalação das turbinas foi realizada durante o período de confinamento no Reino Unido, obrigando a companhia e seus profissionais a alterarem sua dinâmica de trabalho: foram disponibilizadas embarcações menores para reduzir ao máximo as tripulações, assim como foram criados espaços de convivência entre os profissionais para que não tivessem contato com pessoas alheias ao projeto e desenvolvidos protocolos de saúde específicos, evitando dessa forma mudanças nas equipes.

Além disso, a construção do parque East Anglia ONE impulsionou a incipiente indústria eólica offshore na Europa e criou emprego para 3.500 pessoas em vários países (Espanha, Reino Unido, Países Baixos, Emirados Árabes Unidos), além de ser fundamental para vários setores, tal como o naval. A esses empregos devemos adicionar os 100 postos de trabalho fixos e qualificados criados para a realização de tarefas de operação e manutenção do parque, na base Lowestoft, na costa leste do Reino Unido, localizada a aproximadamente 200 quilômetros de Londres.

Fonte: https://www.iberdrola.com/quem-somos/linhas-negocio/projetos-emblematicos/parque-eolico-offshore-east-anglia-one

Compartilhe este conteúdo nas Redes Sociais: