A Indústria Eólica Global teve um recorde em 2020. Foram adicionados quase 100GW de capacidade, ano em que a GE e Goldwind ultrapassaram a liderança da Vestas

A Indústria Eólica Global teve um recorde, quase 100GW, ano em que a GE e Goldwind tomaram a liderança da Vestas.

O comissionamento global das turbinas eólicas aumentou 59% para 96,7GW em 2020 à medida que as instalações aumentaram na China e os EUA reduziram a sua capacidade eólica offshore em 13%.

Num ano recorde, o mercado eólico encomendou quase 100gigawatts em 2020. Se contrapondo a crise gerada pela pandemia do coronavírus, as instalações cresceram 59%.

As grandes gestoras de parques eólicos encomendaram cerca de 96,7 gigawatts de turbinas eólicas a nível mundial em 2020, em comparação com 60,7 gigawatts no ano anterior. A maior parte destas estavam em terra (93%), uma vez que as novas turbinas no offshoe caiu para 6,5 gigawatts – uma queda de 13% em comparação com 2019.

Apenas quatro fabricantes representaram mais de metade (51%) dos aerogeradores: A General Electric (GE), a Vestas, a Goldwind e a Envision encomendaram mais de 10 gigawatts no ano passado, à medida que a diferença entre os principais fabricantes e os operadores menores aumentou.

Os últimos dados da empresa Bloomberg New Energy Finance (BloombergNEF) mostraram que a GE e a Goldwind foram os dois principais fornecedores de turbinas em 2020, na sequência de um aumento das instalações nos E.U.A. e na China. A Vestas, que ficou em primeiro lugar durante quatro anos, caiu para o terceiro lugar no ranking de 2020. Os números baseiam-se na base de dados global de projetos eólicos da BNEF e em informações da indústria.

“A GE e a Goldwind ocupam os dois primeiros lugares no ranking deste ano ao se concentrar nos maiores mercados. Esta estratégia pode não ser tão exitosa em 2021, uma vez que os subsídios diminuíram nessas áreas”, disse Isabelle Edwards, associada da BloombergNEF e a principal autora do relatório “2020 Global Wind Turbine Market Shares”. “A Vestas assume menos risco de mercado, com turbinas encomendadas em 34 países no ano passado”.

A GE alcançou o topo do ranking ao aumentar as suas instalações onshore em 6,6GW, com instalações nos EUA e representaram cerca de 70% da sua carteira global de 13,5GW. A China, por outro lado, foi responsável por 98% da capacidade encomendada pelos fabricantes chineses de turbinas.

A BloombergNEF identificou 57,8GW de nova capacidade eólica comissionada na China no ano passado. No mercado onshore, isto foi mais do que foi comissionado por todo o mundo em 2019. Este aumento da procura de turbinas na China permitiu aos pequenos fabricantes nacionais utilizar plenamente a sua capacidade de fabricação, e ganhar espaço sobre os seus concorrentes estrangeiros no ranking global.

“Embora cada região tenha encomendado mais capacidade eólica do que no ano anterior, o crescimento substancial observado em 2020 deve ser creditado ao mercado eólico chinês”, disse Edwards. “Quase todos os fabricantes de turbinas estão agora vendendo aerogeradores na China, e em 2020 foi o segundo maior mercado tanto para a GE como para a Vestas”.

“Mais de vinte fabricantes de turbinas forneceram turbinas eólicas à China e muitos deles conseguiram duplicar ou triplicar a sua capacidade instalada anual”, disse Leo Wang, correspondente eólico com sede em Pequim na BloombergNEF.

Os Estados Unidos encomendaram 16,5GW de capacidade eólica no ano passado. Isto foi 77% mais do que em 2019 e 2,6GW maior do que o recorde anterior do país em 2012. A GE forneceu 57% (9,4GW) desta nova capacidade, e aumentou a sua liderança sobre a concorrência. A participação de mercado da Vestas diminuia para 31% em 2020, apesar da fabricante dinamarquêsa de turbinas ter encomendado um recorde de 5,1GW em 14 estados dos EUA.

O total de novos aerogeradores onshore em 2020 foi de 19,4GW nas Américas, 12,6GW na Europa e 863MW na África e no Médio Oriente, enquanto que a Ásia contratou 57,3GW. A base de dados da BloombergNEF registou novos parques eólicos iniciando operações comerciais completas em 44 países.

A Siemens Gamesa manteve a sua posição de líder no mercado eólico offshore. No ano passado, a Siemens Gamesa adicionou 1,91GW de aerogeradores no mar, com 752MW no parque eólico de Borssele, na Holanda, e mais 539MW no projeto East Anglia One no Reino Unido, entre outros locais.

Numa tentativa de se reposicionar como fornecedor líder de turbinas para a indústria eólica offshore, a Vestas criou a empresa “MHI Vestas Offshore Wind” no final de 2020. Pode levar alguns anos até que esta mudança altere o mercado de fornecimento de turbinas, uma vez que a Siemens Gamesa já lidera as encomendas de energia eólica offshore até 2025. Cinco fabricantes de turbinas da China – Shanghai Electric, Mingyang, Envision, Goldwind e CSSC – ultrapassaram a Vestas, que caiu para o sétimo lugar no mercado eólico offshore.

Fonte: Traduzido da Bloomberg New Energy Finance (BloombergNEF): https://about.bnef.com/blog/global-wind-industry-had-a-record-near-100gw-year-as-ge-goldwind-took-lead-from-vestas/

Compartilhe este conteúdo nas Redes Sociais: