RN firma acordo visando criação de porto-indústria

O Governo do RN firmou na manhã desta terça-feira (18), memorando de entendimento com a Nordex Energy Brasil, Comércio e Indústria de Equipamentos para realização de estudos técnicos visando a instalação do Porto-indústria no Estado que terá a finalidade de dar suporte a projetos de geração de energia eólica onshore e offshore e produção de hidrogênio verde.

O entendimento foi firmado no 13º Brazil Wind Power, em São Paulo, evento que promove encontros e negócios no setor. A parceria não envolve recursos financeiros das partes, mas a troca de informações, encontros para discussões técnicas e visitação a áreas que possam vir a receber o porto-indústria. O entendimento tem vigência de dois anos.

O presidente da Nordex, Felipe Ferreira disse que é muito importante que o porto-indústria seja instalado no Rio Grande do Norte por que trará uma cadeia de suprimento para o Estado no campo das energias e fazer exportações e importações a partir do Rio Grande do Norte, que é o Estado onde temos mais atividade no Brasil”.

A expectativa é que com a instalação do porto-indústria o RN ganhe ainda mais destaque no setor das energias.

A governadora Fátima Bezerra destacou que “continuamos liderando o ranking de geração de energia e estamos voltados para que possamos conquistar o novo protagonismo no contexto do offshore. Estamos trabalhando para que a geração de energia eólica no mar comece pelo RN. Temos os melhores ventos, mão de obra qualificada, as maiores operadoras no setor e estamos construindo infraestrutura, inclusive temos estudos já realizados pelo professor da UFRN Mário Gonzalez que indicam quatro localidades com forte potencial para a instalação do porto-indústria”

Fátima Bezerra também lembrou que o RN é líder nacional na geração de energias renováveis com 6,7 gigawatts onshore (em terra) e potencial de mais de 140 GW ofshore (no mar). “Estamos avançando para que o nosso Estado esteja bem posicionado quando for realizado o primeiro leilão para geração de energia offshore”, concluiu a Governadora.

A NORDEX

A Nordex Energy Brazil é um grupo global que desenvolve e gerencia soluções de infraestrutura sustentável em energias renováveis. Sua atuação abrange toda a cadeia de valor, desde projeto e construção até a operação e manutenção de plantas de produção, e tem presença em 40 países.

Fonte: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=294246&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=MAT%C9RIA