GWEC e GWO assinam acordo para fomentar força de trabalho no setor eólico

Acordo tem duração de dois anos e visa mapear necessidades de treinamento e atender ao aumento da demanda com o avanço da transição energética

O Global Wind Energy Council (GWEC) e a Global Wind Organization (GWO) assinaram um acordo de dois anos. No escopo dos trabalhos está o mapeamento das necessidades de treinamento da força de trabalho em apoio ao desenvolvimento de energia renovável e atendimento ao aumento de empregos necessários para esse segmento com diante do progresso da transição energética mundial. Entre os termos estão a alavancagem de recursos compartilhados, incluindo conjuntos de dados exclusivos, recursos analíticos e de previsão, que fornecerão informações a todas as partes interessadas do setor eólico.

Ben Backwell, CEO do GWEC, lembra que a indústria eólica já criou 1,2 milhão de empregos em todo o mundo, citando dados da IRENA, e que esse número continuará a crescer à medida que a demanda pela fonte aumenta com a transição energética global. Segundo nota da entidade, esta colaboração é o primeiro passo para ajudar a produzir um roteiro coerente para empregos no setor, ajudando os mercados emergentes a se beneficiarem da criação de vagas de alta qualidade para contribuir para uma economia verde próspera.

Jakob Lau Holst, CEO da GWO, destaca que o GWO Wind Industry Database (WINDA) contém um conjunto abrangente de informações de treinamento da força de trabalho do mundo. Mais de 122.000 pessoas são agora treinadas de acordo com o padrão GWO em centros em quase 50 países.

O próximo resultado da colaboração fará com que a GWO e a GWEC produzam seu terceiro relatório anual sobre a criação de empregos e as necessidades de treinamento da força de trabalho nos mercados globais de energia eólica offshore, a ser lançado no terceiro trimestre de 2022.

Fonte: https://www.industryandenergy.eu/renewables/gwec-and-gwo-deal-to-power-global-wind-workforce/