Brasil precisa treinar quatro mil trabalhadores até 2025 para suporte ao setor eólico

O Brasil precisará treinar 3.737 profissionais nos próximos cinco anos para dar suporte à instalação programada de 9,7 GW adicionais de eólica onshore até 2025.

A conclusão é de um estudo (.pdf) publicado esta semana pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) e Organização Eólica Global (GWO) — grupo que fornece padrões de treinamento de segurança.

Já a indústria eólica global precisará treinar mais de 480 mil pessoas neste período para atender à demanda do mercado de energia.

“À medida que a expansão da indústria eólica global se acelera, as oportunidades de criação de empregos são de interesse crescente em toda a cadeia de suprimento”, diz o GWEC.

O GWEC destaca as oportunidades para os governos regionais e nacionais que, “cada vez mais, veem a energia verde como um motor para o crescimento econômico e desenvolvimento social, bem como uma rota para a descarbonização das redes de eletricidade”.

Além de liderar o crescimento da energia eólica na América Latina, o Brasil está na dianteira nas Américas em crescimento de novos centros de treinamento certificados e também no volume de trabalhadores sendo treinados, diz o estudo.

Em 2020, esse mercado cresceu 101% e 13 prestadores de treinamento certificados formaram uma força de trabalho de mais de 5,5 mil pessoas.

Apesar de não calcular a demanda para o mercado offshore no Brasil, o relatório chama a atenção para o potencial brasileiro neste segmento.

Ministro promete regulação. Esta semana, Bento Albuquerque anunciou que o Ministério de Minas e Energia trabalha em um marco regulatório para as eólicas offshore. Não está definido se o governo vai editar um projeto de lei ou propor uma resolução para o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)

“A questão ainda está em estudos internos, a fim de ser apontado o melhor caminho para este marco regulatório”, esclareceu o ministério.

“Vamos apresentar até o final do ano aquilo que é essencial: um marco regulatório para essa importante fonte energética, que o Brasil certamente terá como um dos pilares de sua matriz elétrica”, disse o ministro.

Destaques do Global Wind Workforce Outlook 2021-2025

  • Dos 480 mil trabalhadores treinados necessários em todo o mundo, 308 mil serão empregados para construir e manter projetos eólicos em terra e 172 mil para os parques eólicos offshore;
  • Mais de 70% dessa nova demanda global virá de dez países: Brasil, China, Japão, Índia, México, Marrocos, Arábia Saudita, África do Sul, EUA e Vietnã
  • O recorte são empregos nos segmentos de construção, instalação, operação e manutenção da cadeia de valor da energia eólica. Não cobre empregos em compras, manufatura (segmento mais intensivo em mão de obra) e transporte;
  • Aumentar a capacidade de treinamento em grandes mercados eólicos, como os EUA e a China, estimula a criação de vagas e aumento da produtividade;
  • Nas economias emergentes, por sua vez, redes de treinamento alinhadas com padrões internacionais de segurança colaboram para a sustentabilidade da indústria a longo prazo;
  • Há um potencial inexplorado significativo para a cadeia de fornecimento de treinamento e educação industrial em países em todo o mundo.

Fonte: https://epbr.com.br/brasil-precisa-treinar-quatro-mil-trabalhadores-ate-2025-para-suporte-ao-setor-eolico/

Compartilhe este conteúdo:

Deseja se qualificar para o setor eólico?

Visite nossa página de cursos, clicando aqui.