Energia eólica pode criar 3,3 milhões de empregos nos próximos cinco anos

Segundo o Conselho Global de Energia Eólica, a estimativa é expandir a capacidade instalada em 470 gigawatts onshore e offshore

O avanço da indústria de energia eólica pode criar 3,3 milhões de empregos nos próximos cinco anos, de acordo com análises do Conselho Global de Energia Eólica. Isso por conta da previsão do setor de instalar 470 gigawatts extras de capacidade onshore e offshore entre 2021 e 2025. Assim, tais vagas estariam disponíveis em funções diretas de toda a cadeia, como instalação, fabricação, planejamento e desenvolvimento de projetos, operação e manutenção e descomissionamento.

Joyce Lee, chefe de políticas e projetos do conselho, disse que a transição energética “teria que ser acelerada na próxima década para salvaguardar nossas chances de alcançar a neutralidade de carbono até meados do século”. E continuou: “a boa notícia é que a transição oferece empregos líquidos e ganhos econômicos. Os governos em todo o mundo podem aproveitar os benefícios socioeconômicos definindo metas de energia renovável mais ambiciosas, simplificando a concessão de licenças para projetos eólicos e construindo mercados de energia que contabilizem os verdadeiros custos dos combustíveis fósseis.”

Os governos em todo o mundo estão se organizando para criar metas de redução das emissões e aumentar as instalações de energia renovável, incluindo a energia eólica como uma ferramenta fundamental para se afastar dos combustíveis fósseis, embora ainda seja um grande desafio.

No mês passado, por exemplo, os Estados Unidos manifestaram o interesse em expandir sua capacidade eólica offshore para 30 GW até 2030. Para esta medida, o governo Biden espera gerar milhares de empregos e desbloquear bilhões de dólares em investimentos nos próximos anos.

Na Europa, o Reino Unido deseja que sua capacidade eólica offshore atinja 40 GW até 2030. A União Europeia planeja que as instalações offshore atinjam pelo menos 60 GW até o final desta década, e 300 GW até 2050.

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Um-So-Planeta/noticia/2021/04/energia-eolica-pode-criar-33-milhoes-de-empregos-nos-proximos-cinco-anos.html