Neoenergia inicia montagem de 136 aerogeradores em complexo eólico na Paraíba

A Neoenergia está avançando com a instalação do Complexo Eólico Chafariz, na Paraíba, que terá potência de 471,2 MW. A companhia acaba de iniciar a montagem dos primeiros aerogeradores do empreendimento. A planta terá, ao todo, 136 turbinas do modelo SG132, com capacidade unitária de 3,465MW, uma das mais modernas do mercado. A previsão é de que os 15 novos parques entrem em operação em 2022, fazendo parte da estratégia do grupo de ampliar a geração de energia limpa e, assim, contribuir com a descarbonização da economia e o combate às mudanças climáticas.

“Iniciamos agora uma nova fase na instalação do Complexo Eólico Chafariz, que é um dos nossos principais projetos no país. Escolhemos esses aerogeradores por serem de um dos modelos mais modernos e eficientes do mercado, além da vantagem de serem produzidos na Bahia e em Pernambuco, representando mais uma forma de estimular o desenvolvimento da economia e a geração de empregos na região Nordeste”, afirma o superintendente de Projetos Renováveis da Neoenergia, Leandro Montanher.

As turbinas utilizadas no complexo eólico têm pás produzidas em fibra resinada, com 64,5 metros de comprimento, o equivalente à largura de um campo de futebol. Somada à altura da torre, que é de 84 metros, equivale a um prédio de 37 andares. O tempo de montagem das naceles – componente que fica na parte superior para abrigar equipamentos como o gerador – e das pás é de cerca de quatro dias.

As obras dos novos parques foram iniciadas outubro de 2019, com antecipação de três meses em relação ao plano de negócios. “Primeiro, construímos as 136 fundações e realizamos outras obras civis, como as três subestações e as estradas de acesso aos parques. Essa etapa durou cerca de um ano e, apenas nessa fase, criamos mais de 1,4 mil postos de trabalho em Santa Luzia, sendo aproximadamente 40% de mão de obra local, muitos desses profissionais formados em cursos de capacitação que oferecemos. Os primeiros componentes dos aerogeradores foram entregues entre fevereiro e março e conseguimos avançar com as obras”, explica Montanher.

Para manter a segurança dos seus colaboradores em mais essa etapa das obras, a Neoenergia adotou um rígido protocolo de saúde e prevenção à Covid-19. O uso de máscaras e o distanciamento entre os profissionais que atuam nos canteiros são obrigatórios. Além disso, a companhia realiza testes e reforçou a higiene dos ambientes administrativos.

Fonte: https://www.neoenergia.com/pt-br/sala-de-imprensa/noticias/Paginas/neoenergia-inicia-montagem-136-arerogeradores-em-complexo-e%C3%B3lico-paraiba.aspx