Neoenergia estuda projetos de eólicas offshore e tem interesse em térmicas a gás

Concentrado em expandir sua atuação em geração de energia renovável, o grupo Neoenergia vem estudando a viabilidade de projetos eólicos “offshore” (no mar) no Brasil, segundo Mario Ruiz-Tagle, diretor-presidente da companhia. “Estamos trabalhando com três projetos, no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Ceará.

São três áreas, com capacidade de desenvolvimento de 3 gigawatts (GW) em cada uma”, contou, durante transmissão on-line da MegaWhat, plataforma especializada no setor de energia.

Na avaliação do executivo, o segmento de eólicas offshore envolve questões complexas (ambientais e logísticas, por exemplo), mas apresenta grande potencial de crescimento no médio e longo prazo. “O Brasil tem uma indústria offshore de óleo & gás que traz uma sinergia gigantesca, os preços podem se tornar muito mais razoáveis do que vemos lá fora”, afirma.

Sobre a perspectiva de fim dos descontos concedidos às chamadas fontes “incentivadas” (eólica, solar, PCH e biomassa), prevista pela medida provisória 998/2020, o executivo avaliou que os subsídios foram “oportunos” no momento de desenvolvimento da cadeia produtiva e de novas tecnologias.

Porém, ele entende que o elevado grau de competitividade atingido pelas fontes já permite a retirada dos benefícios. “Mas é importante que os atributos que as renováveis trazem à sociedade sejam reconhecidos”, disse.

Já sobre geração a partir de gás natural, o executivo disse que a nova Lei do Gás aumentou o interesse da companhia em investir nesse tipo de empreendimento. “Temos expertise, temos conhecimento da tecnologia. Nosso DNA é muito renovável, mas dentro de um conceito de autonomia, suficiência e equilíbrio das nossas fontes, pensamos que devemos ter algum avanço na geração termelétrica para equilibrar o portfólio eólico”, afirmou.

O executivo descartou, porém, investimentos da Neoenergia em distribuidoras de gás.

Questionado sobre interesse no setor de saneamento, o executivo disse que esse “não é o caminho” do grupo. “Estamos 100% focados no mundo da energia elétrica”.

Fonte: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2020/09/23/neoenergia-estuda-projetos-de-eolicas-offshore-e-tem-interesse-em-termicas-a-gas.ghtml