Principais cursos de qualificação solicitados pelas empresas do ramo eólico

 Fabricação dos aerogeradores;

 Construção civil e instalação dos parques;

 Manutenção e Operação dos parques eólicos.

Essas são as grandes áreas responsáveis por deixar um parque eólico preparado e operacional para ser interligado ao SIN (Sistema Interligado Nacional) que é o sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil e assim fornecer energia limpa, renovável e abundante a milhares de lares brasileiros.

E com isso há uma grande necessidade de mão de obra para todas as áreas para suprir a demanda atual e a futura.

O foco principal desse artigo é apresentar os principais cursos solicitados pelas empresas, baseado na divulgação das vagas de empregos do site, sobretudo na instalação e manutenção dos parques eólicos.

Normas Regulamentadoras:

No Brasil, as Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e saúde do trabalhador. Tem como um dos principais objetivos, a padronização dos procedimentos de segurança e saúde do trabalho.

As principais NRs, solicitadas como conhecimento para os profissionais que irão trabalhar nas empresas do setor eólico são:

NR-10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Esta NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

NR-35: Trabalho em Altura

Esta NR estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

NR-33: Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaço Confinado.

Esta NR tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

Certificações Internacionais: GWO e IRATA

GWO: A Global Wind Organisation (GWO) é uma organização da cadeia de empresas produtoras de energia eólica, criada para apoiar um ambiente de trabalho padronizado e sem acidentes entre as empresas do setor.

O BST – Basic Safety Training da GWO é um treinamento de capacitação de segurança para trabalho e procedimentos de emergência nos ambientes laborais de uma turbina eólica e demais setores da indústria eólica.

IRATA: O acesso por corda da IRATA Internacional é um método seguro para trabalhar em altura onde cordas e equipamento similar são usados para chegar e manter a posição em que é necessário trabalhar. Uma das vantagens de usar métodos de acesso por corda está na segurança e rapidez com que os trabalhadores conseguem chegar a localizações difíceis.

Nível 1 – Iniciante: Qualifica o técnico para executar uma extensão limitada de tarefas de operação em sistemas de acesso por cordas;

Nível 2 – Intermediário: Qualifica o técnico para executar fixação de cordas, içamentos, empreender resgates e realizar tarefas de acesso por cordas; e

Nível 3 – Avançado: Qualifica o técnico a realizar resgates avançados, supervisionar equipe e exercer responsabilidade completa por projetos de trabalho.

Curta nosso Linkedin.

Curta nosso Facebook.