Conheça o Complexo eólico Rio do Vento – Um dos maiores empreendimentos do mundo

A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e maior desenvolvedora de projetos eólicos no Brasil. Há oito anos no mercado, a empresa é responsável pelo maior número de projetos que venderam energia nos leilões e no ambiente de contratação livre. Esses empreendimentos totalizam 5,5 GW de capacidade instalada e representam aproximadamente 30% de todos os parques eólicos em implantação ou operação no país.

A empresa investirá cerca de R$ 2,4 bilhões em um complexo de geração eólica no Rio Grande do Norte, que ainda poderá ter a capacidade quase duplicada no futuro. “O recurso eólico em Rio do Vento (no RN) está entre os melhores do mundo”, afirma Lucas Araripe, diretor de novos negócios da Casa dos Ventos. “Tem vento constante, de velocidade, alta densidade e com desvio padrão muito baixo: quando junta-se esse vento excepcional com a grande escala do projeto, chega-se a um custo de geração de energia muito baixo.”

O empreendimento terá equipamentos da dinamarquesa Vestas, que fornecerá 106 turbinas ao complexo.

Os suportes do motor serão produzidos na fábrica da Vestas no Ceará, enquanto que as pás e torres também serão produzidas localmente, de acordo com as regras do Finame II do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com 504 MW de capacidade instalada, o complexo eólico Rio do Vento será um dos maiores empreendimentos eólicos do mundo, gerando inúmeros benefícios para o meio ambiente e comunidades ao seu redor. As obras iniciam em Janeiro e, quando entrar em operação comercial em 2021, o projeto gerará energia suficiente para atender aproximadamente um milhão de residências. Confira uma apresentação com as principais informações do empreendimento:

Fontes:

https://www.youtube.com/channel/UCSfgnyHSVLaYt5N8g1HmT5Q
http://casadosventos.com.br/pt/12-cdv-na-midia/245-casa-dos-ventos-investira-r-2-4-bi-em-complexo-eolico-no-rio-grande-do-norte